MAIS SABOR, POR FAVOR
- Marilane de Souza
- 11 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Vendedor de morangos em semáforo de Curitiba, oferece fiado por pix e aumenta vendas ao confiar na honestidade, dizia uma reportagem que li algum tempo atrás.
A estratégia de venda aposta em valores éticos e morais. Agrega sabor. Uma caixinha contém: morangos, confiança, honestidade e satisfação.
Quase todos os dias quando me aproximo de um cruzamento perto de casa, o semáforo fecha. Primeira ou segunda fila, no máximo, exposta ao vendedor de pastilhas de menta, um rapaz magricelo, bermudas listradas até o meio da canela.
Aquele cruzamento é seu ponto vitalício. Está ali há anos com seu mono negócio. Ele se benze e vai passando pelos carros fazendo sinal para baixar o vidro e comprar suas pastilhas. Já comprei algumas, na intenção de ajudar. Parece ser um cara determinado, que acredita no potencial do seu negócio. Mas poderia agregar sabor ao seu produto.
Numa dessas paradas, pensei em sugerir uma diversificação no segmento menta, chicletes de menta, mentex, chá de hortelã, talvez camisinha sabor menta (vai que no sufoco alguém arremata!) e sobretudo parar de se benzer e ser mais confiante.
Um animal de estimação para auxiliar nas vendas, seria um chamariz eficiente. Vi esse artifício funcionar, num outro cruzamento. Um sujeito com um cachorro ao redor do pescoço, apenas passava entre os carros e pedia um “ajutório”. Fiquei surpresa com a quantidade de janelas que se abriram. Sabor generosidade(?)
O que não faz um cão pelo seu dono! E o que fazem as pessoas sensibilizadas pelo animal, pendurado há horas naquela desconfortável posição. Apelar para o coração dos amantes de bichos sempre funciona. Sabor empatia.
Oferecer o produto elogiando o carro, a roupa, o corte de cabelo é outra carta na manga, mas exige um pouco mais de treino. Auto estima é um item de consumo que precisa estar calibrada igual pneu e emula outro sabor: sinceridade.
Mas pode aflorar ranços antigos. O de a/o/e cliente chegar em casa e dizer: até o vendedor do semáforo notou meu novo penteado, menos você! Sabor frustração?
O sinal abriu antes de concluir meu devaneio. Retomei o rumo com a esperança de que na próxima vez, ele vai passar na minha janela com novos produtos sem se benzer, perguntar meu nome e dizer: bom dia Marilane, gostei do seu novo batom. Sabor morango!








Muito bom 🙌