𝐅𝐚𝐜̧𝐚-𝐬𝐞 𝐚 𝐥𝐮𝐳!
- Zaga Mattos
- 5 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Zaga Mattos
A virada do dado fez-me lembrar de um momento de meus tempos de escola. Sem seguir a orientação do professor não estudei a matéria anunciada para a próxima aula. Fui nadar ou pescar lambari. Gostosas maneiras de preencher meu tempo na adolescência, nos dias de calor abafado. Na manhã seguinte, início da aula o mestre, com pompa e circunstância, tirou da pasta um envelope e anunciou:
- Aqui estão os nomes de todos vocês e vamos fazer o sorteio para ver quem virá aqui na frente para dar a aula para os colegas.
Levou o envelope para a menina mais estudiosa da turma e ordenou: tira um nome daqui!
Não deu outra! Na lista de A a Z seguiu-se o preceito bíblico: os últimos serão os primeiros. Z de Zaga! Olhei pra os lados como se estivesse procurando um xará e restou-me ajeitar a camisa dentro das calças e dirigir-me ao patíbulo – era como passei a ver aquele estrado que elevava o mestre acima dos pobres mortais.
Sem ter muito ou quase nada a dizer decidi fazer um exercício de ressignificação semântica sobre SORTEIO. Já cheguei atirando contra a etimologia da palavra. E ao falar da sua origem arrisquei que era do Latim (sabia que ninguém iria contestar porque quase todas as palavras tinham essa origem). Deu certo. Senti olhares surpresos e de admiração. Certamente todos imaginando que eu havia estudado muito. O passo seguinte foi declarar que eu estava ali para declarar a existência do Azareio. E justifiquei: vejam vocês! Eu aproveito a noite para estudar, contando com o silêncio como companheiro para melhor absorver o teor das minhas leituras. Todavia, a sorte, desde aquela hora em que peguei meus livros, me abandonou. Em tamanho silêncio cheguei até mesmo a ouvir quando queimou-se o filamento da lâmpada. Restou-me dormir. E a sorte insiste em manter o abandona, conduzindo a mão de nossa colega para o papelzinho com meu nome.
Admirado com minha argumentação, o professor seguiu ensinamento bíblico “muitos são chamados, mas poucos, escolhidos” e preferiu chamar outro colega.
Salvo pelo adverso do Fiat Lux!
31/5/24








Comentários